Dokuwiki - Cabeçalhos

Você pode usar até 5 diferentes níveis de cabeçalhos para estruturar o conteúdo de um documento. Veja os exemplos abaixo:

Cabeçalho de nível 1

Cabeçalho de nível 3

Cabeçalho de nível 4

Cabeçalho de nível 5

Observe que além do tamanho proporcional e do destaque das letras, os parágrafos de cada nível são indentados automaticamente, ou seja, cada nível possui o seu espaço entre a margem da página e o início do texto.

Além de ajudar na organização e estruturação do texto, quando há cabeçalhos na página, o sistema cria automaticamente uma Tabela de Conteúdos (também conhecida por TOC, Table of Contents, do inglês), uma espécie de índice localizado no canto superior direito da página, que proporciona uma visão geral do conteúdo e facilita o acesso a um determinado item de forma imediata, sem a necessidade de rolar a tela.

Veja um exemplo de tabela de conteúdos (TOC):

As tabelas de conteúdo são criadas automaticamente, e caso por algum motivo você deseje que ela não seja criada em uma determinada página, basta colocar o seguinte comando no início da página:

~~NOTOC~~

Para criar um cabeçalho, selecione com o mouse o texto desejado e clique num dos 4 botões disponíveis na barra de ferramentas, sendo:

“Cabeçalho de mesmo nível”

Formatará automaticamente o texto para um cabeçalho de mesmo nível que o anterior utilizado; se não houver cabeçalho anterior, será usado o nível 1.

“Cabeçalho de nível mais baixo”

Formatará automaticamente o texto selecionado para um cabeçalho de nível inferior ao último anteriormente utilizado no documento.

“Cabeçalho de nível mais alto”

Formatará automaticamente o texto selecionado para um cabeçalho de nível superior ao último anteriormente utilizado no documento.

“Escolha o cabeçalho” que abrirá as 5 opções disponíveis:

Que lhe permitirá escolher qual o nível de cabeçalho desejado, lembrando que o nível 1 é o maior (de mais destaque) e o nível 5, o menor (de menos destaque).