Conselho Diretor (CDir)

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Dentre as ações previstas no Planejamento Estratégico Pedagógico (PEP) da Diretoria STS para o biênio 2017-2019 está a organização e produção dos conteúdos da pedagogia Educação de Essencialidades.

Várias frentes já estão organizadas nesse contexto: temos a Equipe de Organização de Conteúdos (EOC), o Programa Organização de Conteúdos (POC) e ainda os livros que já compõe nossa referência bibliográfica básica: o Inteligência Mediúnica, o Prisioneiros da Infância, o Crescer Dói e por último o Educação de Essencialidades.

Mas queremos muito mais!! E por isso lançamos o “Desafio Produção de Conteúdo” que é dirigido especialmente aos EE, ou seja, todos os EE interessados poderão se inscrever e participar.

A perspectiva é a de expansão e ampla divulgação de nossos conteúdos por todas as mídias acessíveis ao meio social, ou seja, para além da Comunidade Tempo de Ser.

Veja aqui como se inscrever e participar do Desafio Produção de Conteúdo

O PPP é o documento oferece diretrizes e balizas e ordena metas e ações para a criação de estruturas, ambientes, processos e recursos para a constituição, guarda e implantação da pedagogia denominada Educação de Essencialidades, objetivo do Sistema Tempo de Ser (STS).



Clique aqui para acessar o Plano Político Pedagógico do STS

Todas as atividades previstas na organização didático pedagógicas são estruturadas por um PGA, isto é, um plano geral de trabalho, que oferece balizas e promove a organização dos conteúdos tendo em vista a consecução dos objetivos de autoaprendizagem estabelecidos.

É elaborado e planejado pelo Diretor Pedagógico do STS, mas conta com a participação ativa do Diretor Pedagógico do Núcleo, justamente para refletir as necessidades de aprendizagem características dos Núcleos, devendo considerar as características de flexibilidade e de adaptabilidade a situações novas e imprevistas.

O PGA é postado no Ambiente Digital, pois se trata de um documento de comunicação entre a Diretoria Pedagógica do STS e a Diretoria Pedagógica do Núcleo e entre este e o Coordenador de Atividades, passando a ser um instrumento de trabalho e um documento de compromisso com a autoaprendizagem; nele tudo está claro e combinado entre os atores deste processo, permitindo que todos possam orientar-se com segurança para os objetivos almejados.

Consulte aqui os Planos Gerais de Atividade

Para cada Módulo de Autoaprendizagem previsto no Plano Geral de Autoaprendizagem é preparado e disponibilizado antecipadamente, neste Ambiente Digital, plano de trabalho para uma determinada Unidade de Autoaprendizagem, o qual denominamos Plano de Atividade Estruturado.

Assim, para cada Unidade de Autoaprendizagem é elaborado um conjunto de ações que permite aos CA orientarem-­se antecipadamente sobre o que será desenvolvido num determinado encontro ou reunião, pois, com a boa preparação e a eficiência das ações, nesse primeiro momento, antes do encontro, certamente o segundo momento, durante o encontro, será mais aproveitado.

Cabe destacar que o PAE tem como objetivo balizar a atuação do CA e nunca de “limitar” suas ações, de modo que a apresentação do conteúdo, os textos a serem lidos, exercícios, tarefas a serem realizadas, dinâmicas, etc., não se limitam apenas ao recomendado no documento, sempre sendo permitido e esperado do CA criar e ir além do proposto, respeitando, sempre, os objetivos da Unidade de Autoaprendizagem e a manutenção da identidade e a uniformização dos argumentos.

As atividades que contam com o suporte do Plano de Atividade Estruturado são as seguintes:

  • Integração e Fundamentos do Sistema Tempo de Ser - IF
  • Laboratório de Auto-observação - LA

Consulte aqui os Planos de Atividade Estruturados

Na medida da elaboração, desenvolvimento e aplicação da pedagogia Educação de Essencialidades bem como da interação entre os elementos que compõe o Sistema Tempo de Ser surge a necessidade da organização metódica dos dados, informações, práticas e conceitos deles originados com a finalidade de construir e produzir conhecimento a respeito de uma determinada área ou fenômeno, sistematizando-os de modo que resultem numa reflexão e reelaboração do conhecimento já desenvolvido.

Para suprir essa necessidade nasce o Programa Organização de Conteúdos – POC que é o conjunto de projetos de pesquisa coordenados entre si de forma articulada e dinâmica, cuja gestão e controle cabem a Diretoria do STS, especificamente à Diretoria Pedagógica, facilitando a operacionalização de cada um dos projetos e a manutenção da visão em conjunto dos seus objetivos, de modo a concretizar e criar resultados coordenados e convergentes.

Consulte aqui o Programa Organização de Conteúdos

Na medida da elaboração, desenvolvimento e aplicação da pedagogia Educação de Essencialidades bem como da interação entre os elementos que compõe o Sistema Tempo de Ser, surgem as ideias para criação e oferta de produtos e serviços que atendam às necessidades do próprio STS e ainda das outras organizações e pessoas.

Para organizar tais ideias, nasce o Programa Empreender - PE que é o conjunto de planos de ideias e negócios coordenados entre si de forma articulada e dinâmica, cuja gestão e controle cabem a Diretoria do STS, especificamente à Diretoria Pedagógica, facilitando a operacionalização de cada um dos planos e a manutenção da visão em conjunto dos seus objetivos, de modo a concretizar e criar resultados coordenados e convergentes.

Consulte aqui o Programa Empreender - PE


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