Diretoria de Tecnologia da Informação (DirTI)

Proporcionar recursos e soluções de captação, manutenção, segurança, acessibilidade, integridade e expansão das informações do Sistema Tempo de Ser

Portal

O Portal www.tempodeser.org.br é um ambiente virtual de autoaprendizagem, que é disponibilizado aos educadores de essencialidades em formação por meio do qual é possível obter suporte além do Núcleo de Aprendizagem, monitorar a movimentação de seus índices individuais, acessar os materiais didático-pedagógicos disponibilizados e outras informações organizadas, além de constituir-se em instrumento de trabalho.​

Mais informações sobre o Portal

Ambiente Virtual de Autoaprendizagem (AVA)

O Ambiente Virtual de Autoaprendizagem é um sistema computacional disponível na internet, destinado ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, auxiliando no desenvolvimento do Plano Pedagógico.

Acesse o AVA aqui: http://ava.tempodeser.org.br

Mais informações sobre o Ambiente Virtual de Autoaprendizagem

Sistema de Autogestão do Educador de Essencialidades (Sages)

O Sages é uma ferramenta oferecida ao Educador de Essencialidades para a sua autogestão, para que este possa avaliar o percurso do seu propósito, observando seus próprios indicadores. Para isto, o sistema captura o movimento do Educador de Essencialidades e o transforma em índices, para que ele possa avaliar a quantidade e qualidade do movimento que tem feito para construir aquilo que idealiza para si mesmo.

Acesse o Sages aqui: http://sages.tempodeser.org.br

Mais informações sobre o Sages - Sistema de Autogestão do Educador de Essencialidades

Suporte Tecnológico

Possibilitar suporte tecnológico para os membros do Sistema Tempo de Ser, oferecendo soluções que dinamizem e facilitem o seu trabalho, individualmente ou em grupos, isoladamente ou em eventos como encontros, aulas e reuniões; criando protocolos e estratégias de atuação para os mesmos. Este atendimento é feito através de um sistema de Help Desk que atribui números (tickets) às solicitações, facilitando o fluxo de trabalho na Diretoria de Tecnologia da Informação e o acompanhamento do mesmo por parte dos Educadores.

Acesso ao TIK - Centro de Suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação

Mais informações sobre o Suporte Tecnológico

Transmissão das Atividades do STS (Vídeo Streaming)

As atividades do Ambiente Pedagógico do Sistema Tempo de Ser podem ser transmitidas através da internet, ao vivo ou em momento posterior, em atendimento às necessidades do Educador de Essencialidades e seu IPA (Índice de Participação nas Atividades); considera-se também, as necessidades da Comge/STS em atendimento às ações do seu Planejamento Estratégico. Assim, a Diretoria de Tecnologia da Informação da Comge/STS desenvolveu uma série de protocolos técnicos e tecnologia capaz de proporcionar a transmissão das atividades aos interessados.

Mais informações sobre a Transmissão das Atividades

Videoconferência

Duas ou mais pessoas, em localidades distantes, realizando uma reunião; podem se ver e ouvir (áudio e vídeo) e compartilhar documentos. Não há um ponto central; a informação flui de forma igualitária entre todos os pontos envolvidos.

Mais informações sobre a Videoconferência

Armazenagem

Armazenagem segura e redundante das informações produzidas pelo Sistema Tempo de Ser, garantindo que estejam disponíveis em sistema 24/7 (24 horas, 7 dias por semana), em formatos de domínio público (não-proprietários), que não ofereçam riscos de serem descontinuados no futuro; a assinatura digital das informações garantirá a sua integridade (evitando fraudes).

Loja Virtual

Venda de materiais produzidos pelo Sistema Tempo de Ser (livros, CDs, DVDs, apostilas, etc.), através de cartão de crédito, boleto bancário, DOC ou TED (transferência bancária), de forma segura para o comprador (através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais). Será utilizada uma logística de transporte do produto vendido (correios, transportadoras, etc.)

Biblioteca Virtual

(em elaboração)

Homologação

Pesquisar, avaliar e recomendar (ou não) softwares e hardwares para uso no Sistema Tempo de Ser. O uso de hardware e software homologados traz os seguintes benefícios:

  1. Garante a compatibilidade do material gerado com os recursos do projeto (por exemplo, a gravação de áudio em um formato que pode ser armazenado)
  2. Permite a interoperabilidade (usuários diversos podem manusear o recurso);
  3. Possibilita níveis de contingência (um software ou hardware defeituosos podem ser substituídos com facilidade);

Mais informações sobre a Homologação

Padronização e Protocolos

Criação e implantação de protocolos para procedimentos técnicos e padrões de layout para documentos, formulários, apresentações, etc.

Mais informações sobre Padronização e Protocolos

Área Restrita para os membros da COMGE