Livro "Prisioneiros da Infância"



Com esta obra, convidamos o leitor a adentrar o seu universo íntimo e, nos escaninhos dele, buscar o rastro da criança que um dia foi.

Ela trará um contributo significativo para todos aqueles que buscam entender a si mesmos, principalmente naquelas situações e circunstâncias que não justificam determinadas ações e reações do indivíduo que são, e que querem conhecer a causa das mesmas.

Para o Projeto Tempo de Ser esta obra torna-se um dos referenciais teóricos da Educação de Essencialidades, vindo contribuir para a formação do educador de essencialidades, pois ao ser interessado em conhecer a si mesmo, ser-lhe-á impossível não buscar suas reminiscências infantis, pois elas são as balizas que o conduzirão a si mesmo.

Além do livro, as autoras Cláudia Carvalho e Cláudia Zacarias complementam a temática Prisioneiros da Infância (primeiro dos quatro trabalhos da Série Desafios do Crescimento), com a Palestra "Prisioneiros da Infância" que visa transmitir informações e gerar questionamentos e reflexões, além do Estudo Prático das Matrizes e Padrões Infantis, que apresenta situações reais que possibilitam ao indivíduo identificar-se com os quadros e sentir a repercussão dos mesmos através da sua sensibilidade.

Capítulo Degustação

Para que você conheça o livro “Prisioneiros da Infância”, lhe oferecemos um capítulo degustação, que pode ser lido na íntegra: o Capítulo 9 - Ausência de crescimento psicológico: adultos infantilizados“.

O capítulo degustação está disponível em arquivo PDF, basta clicar na imagem ao lado.

Estudo Prático das Matrizes e Padrões Infantis

Não perca a apresentação do Estudo Prático das Matrizes e Padrões Infantis pelas autoras Cláudia Carvalho e Cláudia Zacarias.

Conteúdo

Segue abaixo uma lista dos capítulos e dos conteúdos abordados em cada um deles; você poderá ler o Capítulo 9 - Ausência de Crescimento Psicológico: Adultos Infantilizados na íntegra:

  • Capítulo 1 - Características e necessidades do período infantil
    • Dependência, fragilidade e vulnerabilidade
    • Insegurança
    • Confiança irrestrita nos educadores
    • Coletor não seletivo
    • Imitação
    • Mente imaginativa
    • Visão superlativa
    • Egocentrismo
    • Voluntariedade
    • Considerações e reflexões sobre a fase infantil e suas características
  • Capítulo 2 - Forma de sentir infantil: por que fresta ou vão a criança vê o mundo
  • Capítulo 3 - Construção da projeção da personalidade adulta no período infantil
  • Capítulo 4 - Influência dos pais no processo de estruturação da personalidade
    • Os pais na visão infantil
    • Os filhos e o processo imitativo
    • Pais: intermediários entre a criança e o mundo
    • Expectativas e projeções dos pais sobre os filhos
    • A relação entre pais e filhos durante as fases e períodos transitórios
    • Aprisionamento às figuras dos pais
    • Quem são seus pais?
    • Carta ao Pai
  • Capítulo 5 - Simbiose materna: “Eu e mamãe somos um só”
    • Padrões de comportamento materno
    • Caso clínico
  • Capítulo 6 - A infância e seus traumas
    • Punições, castigos físicos e agressões verbais
    • Violências e humilhações praticadas a figuras próximas
    • Famílias disfuncionais
    • Inversão de papéis
    • Ordem do nascimento
    • Submeter a criança a situações vexatórias e desrespeito a sua vontade
    • Sexualidade
  • Capítulo 7 - Matrizes e padrões infantis determinantes do comportamento adulto
  • Capítulo 8 - A sobrevivência emocional infantil: dissociações, juramentos infantis, esconderijos psíquicos
    • Dissociação da realidade
    • Juramento infantil
    • Esconderijo psíquico
    • Arquétipo da boazinha/religiosa
    • Arquétipo da perfeita
    • Arquétipo da autossuficiente
    • Arquétipo da guerreira, heroína, realizadora
    • Arquétipo da sedutora
    • Arquétipo do doente
    • Arquétipo do palhaço/espirituoso
    • Arquétipo da vítima/injustiçado
    • Arquétipo salvadora/protetora
    • Eu e o mundo somos um
    • Eu posso! Eu quero! Como ousa me contrariar?
    • Eu não sou visto, validado
    • Não posso sentir!
    • Carta de um adulto para a sua criança
  • Capítulo 10 - É tempo de crescer! Tempo de ser!
    • Educação atual x Educação de Essencialidades
    • Concluindo
    • Embarcação do Inconsciente

Informações Técnicas

Título: Prisioneiros da Infância
Autores: Cláudia Carvalho e Cláudia Zacarias
ISBN: 978-85-60591-69-5
Dimensões: 14x21cm
Páginas: 242
Editora: Comissão Gestora do Projeto Tempo de Ser
Ano: 2012

Contato

Para contato com o editor, envie seu e-mail para contato@tempodeser.org.br

Você poderá fazer contato direto com as autoras, através dos seguintes endereços:
Cláudia Carvalho claudiacarvalho@tempodeser.org.br

Cláudia Zacarias claudiazacarias@tempodeser.org.br


Cláudia Carvalho e Cláudia Zacarias

Compre o seu livro agora mesmo clicando na imagem ao lado
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail loja@tempodeser.org.br