Prática de Inteligência Mediúnica (PIM)


A Prática de Inteligência Mediúnica, ou somente PIM, é uma atividade pedagógica realizada nos Núcleos associados ao Sistema Tempo de Ser e que visa desenvolver a Inteligência Mediúnica. É um trabalho em grupo, composto por indivíduos que se interessam pelo autoconhecimento e se predispõem a acessar áreas invisíveis em si mesmo, com o apoio e estímulo dos Coordenadores de Atividade, que servem de mediadores das exposições e diálogos.

A figura dos Coordenadores da Atividade é fundamental, pois são ele que devem, na medida dos conhecimentos do funcionamento dos processos psíquicos, coordenar o grupo na direção do autoconhecimento. Para isso utiliza métodos e técnicas que estimulam e favorecem ao participante o alcance de tal objetivo. Durante a atividade, a pessoa aprende a utilizar seu sentido essencial, a mediunidade, para manter o foco sobre si, onde tenta aprofundar-se, ao máximo possível, no esforço de identificar o funcionamento dos padrões de comportamento que a colocam em situações que não gostaria de viver, compartilhando, com os demais membros do grupo, áreas de sua intimidade emocional, sentimental, que antes nem cogitava.​

Enfrentando a desconstrução da autoimagem, vencendo bloqueios como: vergonha, conceitos, preconceitos etc., identificando mecanismos de fuga, percebendo que a acusação feita a outros, em determinadas situações vividas são, na verdade, formas próprias de pensar e sentir. Nesse trabalho, o participante é estimulado a perceber que até então desempenhou tarefas das quais conscientemente nunca participou, ou seja, foi um autômato do existir.

Com a Inteligência Mediúnica, o ser é convidado a conhecer em vez de simplesmente reprimir, e, na posse desse autoconhecimento, buscar as estratégias viáveis para lidar consigo.

O que é?

É uma atividade que compõe a Organização Didático Pedagógica estabelecida pelo Plano Político Pedagógico (PPP) do Sistema Tempo de Ser, cuja proposta é exercitar, de maneira prática, a Inteligência Mediúnica.

O que ela propõe?

Que por meio de vários estímulos dos Coordenadores da Atividade, como do grupo em geral, o indivíduo lance um olhar para si mesmo, correlacionando fenômenos psicológicos (padrões de comportamento, sentimentos e emoções) com sua história de vida e seus atos praticados (manifestos).

Em que ela se fundamenta?

Na necessidade de autoconhecimento e na limitação que os sentidos impõem a este propósito, apresentando ao Ser seu sentido essencial: a Mediunidade.

A quem ela se destina?

Como atividade desenvolvida nos Núcleos do Sistema Tempo de Ser, a PIM se destina exclusivamente ao Educador de Essencialidades a partir do Ciclo de Autoaprendizagem 2, conforme previsão do Plano Político Pedagógico (PPP).

Qual a sua utilidade prática?

A medida que o indivíduo, utilizando seu potencial de inteligência, se apropria de seus conteúdos interiores (desenvolve o autoconhecimento), ele não está mais suscetível de ser dirigido por eles.

Com isso, ele pode evitar as consequências que não concorrem com seus objetivos de autoconhecimento, bem como desenvolve a autoconsciência, vindo a conhecer outras dimensões da realidade.

Quem a coordena?

A Coordenação Pedagógica da PIM é atribuição da Diretoria Pedagógica do STS sendo a atividade conduzida pelos Coordenadores de Atividade indicados para esta atribuição.

Para prevenir confusões e inadequações:

  • Não é uma “reunião mediúnica”, nos moldes característicos do movimento espirita federativo, que ocorre preferencialmente em “Centros Espíritas”, portanto, não soluciona “problemáticas espirituais” e nem “desenvolve mediunidade”;
  • Não é “terapia em grupo”, que é método da psicoterapia executado exclusivamente por profissionais licenciados pelo respectivo Conselho, não se fazendo uso de exames, procedimentos, técnicas ou testes psicológicos nem tampouco aplicação de aspectos formais e de perspectivas/abordagens teóricas;
  • Não é tratamento, pois a participação independe de definição de diagnóstico ou das prescrições terapêuticas catalogadas pelas ciências aplicadas à área de saúde física e mental.