Plano Político Pedagógico - CAPITULO 1

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O Sistema Tempo de Ser – Educação de Essencialidades (STS) é uma instituição constituída como associação cujo objetivo é a constituição, guarda e implantação da pedagogia denominada Educação de Essencialidades, bem como a disseminação de seus métodos e práticas, como recursos à construção da cultura de auto-observação, de autoaprendizagem e da autoconsciência.

Uma proposta educacional, sob essa vertente e magnitude, requer a ousadia mesmo de inventar e percorrer um caminho muito próprio, exigindo a criação de estruturas, ambientes, processos e recursos voltados inteiramente para o indivíduo, que se constitui como protagonista de toda ação.

E nesse sentido, um Plano Político Pedagógico (PPP) é o instrumento que torna esse objetivo educacional possível de ser realizado, oferecendo diretrizes e balizas, ordenando metas e ações e, mais que isso, prevenindo a alienação e fragmentação dos indivíduos envolvidos nessa construção em face da finalidade do Sistema Tempo de Ser.

Este PPP é resultado de uma construção coletiva uma vez que se estrutura e se molda pelo movimento dos indivíduos que, em si mesmos, se tornaram, simultaneamente, sujeitos e objetos do Plano Institucional que vigorou desde junho/2014, portanto, resultado da avaliação das práticas pedagógicas descritas e experimentadas nesse período, acrescido de metas e ações pedagógicas a se consolidarem de modo que, sob esta perspectiva, este instrumento preserva o dinamismo que lhe é peculiar, podendo ser revisto, modificado ou alterado para atender às novas concepções sobre a proposta pedagógica da instituição ou outros aspectos que se refiram ao seu próprio aprimoramento.

O STS pretende que, com este documento, fique evidenciada sua desvinculação das modalidades de formação estabelecidas pela educação escolar (ensino básico, superior e técnico), dedicando-se exclusivamente à construção e consolidação de uma pedagogia que colabore para que os indivíduos sejam reconhecidos como inteligências autoconscientes e sensíveis e, por sua postura, ética, digna e cordial, fruto dos esforços que fazem para se conhecerem.

1.1 Contextualização da Instituição

O caráter fundamental da Educação de Essencialidades é o de considerar que o Ser humano se constitui por três áreas de manifestação: psíquica, psicológica e fisiológica. Tomando para si essa referência, surge a expressão “sistema”, isto é, um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado.

Assim, a instituição é considerada um organismo vivo que se manifesta por um sistema integrado de elementos estruturais indissolúveis e inter-relacionados: elemento pedagógico (psíquico), elemento administrativo (psicológico) e elemento organizacional (fisiológico).

Estimular a revisão de paradigmas sobre o Ser humano e suas relações com o meio em que está inserido; referenciar a vida autoconsciente, representada por uma sociedade de indivíduos que desenvolvem a autoaprendizagem e aprimoram, por consequência, o meio em que estão inseridos é a verdadeira finalidade da Educação de Essencialidades que se resume na expressão “Tempo de Ser”.

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Contextualização da Instituição

Nome: Sistema Tempo de Ser – Educação de Essencialidades

Endereço: Rua São José, 490 – Sala 2 – Centro - Birigui – SP - CEP 16200-104

E-mail: contato@tempodeser.org.br

Home page: http://www.tempodeser.org.br

Razão Social: Sistema Tempo de Ser – Educação de Essencialidades

CNPJ: 12.941.368/0001-33

Registro em Cartório: xx/xx/2017 – Registrado sob nº xxxxx (em elaboração)

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1.2 Breve Histórico da Instituição

O STS teve início com as movimentações embrionárias de uma associação denominada “Caminheiros em Busca da Paz”, sediada em Presidente Prudente-SP, que promovia estudos da doutrina espírita e desenvolvia atividades de assistência e de caridade em favor das famílias de seu entorno.

Dos estudos, trabalhos e práticas desenvolvidos, ao longo dos anos, surge a necessidade de aprimoramento e ampliação das atividades que adquirem um caráter educacional, envolvendo infantes, jovens e adultos e, nesse período, com conteúdo mais estruturado, a associada fundadora Marlete Wildemberg Santos Moreira, em conjunto com outros integrantes do grupo, inicia um trabalho de exposições, sendo convidada a palestrar sobre temas variados nas casas espíritas da região.

Os conteúdos apresentados chamaram a atenção e, a partir daí, alguns grupos confluíram a Caminheiros com o interesse de conhecer mais profundamente seus métodos. O fluxo desses novos interessados exigiu a organização de eventos semestrais, chamados de “encontros”, para apresentação das suas ideias e trabalhos.

Como consequência desses movimentos agregaram-se grupos de outras regiões: do Estado de São Paulo, das cidades de Bauru, Birigui, Duartina, Mirante do Paranapanema, Parapuã, Rinópolis, Santa Branca, São José dos Campos, São Paulo e Taubaté; do Estado do Paraná, Londrina; do Estado do Mato Grosso do Sul, Nova Andradina e Dourados, que, integrando a proposta educacional, replicavam as informações e conteúdos.

Assim, no ano de 2007 foram traçadas as primeiras ideias do que foi chamado, naquele momento, de “Educação Cristã”, bem como foram organizados os conteúdos que resultaram no primeiro seminário sobre “Inteligência Mediúnica” e, ainda em plano embrionário, foram delineados aspectos de um projeto que ficaria conhecido como “Escola do Espírito”.

Esse projeto, em linhas gerais, convidava os participantes a repensarem seus princípios e seus objetivos, levando em consideração que a dor e o sofrimento que as atividades de assistência tentavam extirpar, pareciam multiplicar-se por retroalimentação. E mais, as mesmas dores e angústias psicológicas, de que sofriam os assistidos, acometiam os assistentes.

Desde então, os grupos se organizaram como “Escolas do Espírito” e buscaram, na prática, estabelecer as bases dessa nova ideia iniciando uma nova fase de diálogos, almejando estruturar as movimentações naquela comunidade nascente, fator que, em Setembro de 2009, culminou no reconhecimento e nomeação da Comissão Gestora, com atribuições de organização, gestão e administração geral das propostas das Escolas do Espírito, buscando a unificação de métodos para o seu desenvolvimento.

Em maio de 2010, a Comissão Gestora consolida todos os projetos em andamento e apresenta o “Projeto Tempo de Ser – Educação de Essencialidades” (PTS) que, em suas bases, sintetizava todos os anseios, ideias e conteúdos desenvolvidos até então, apresentando uma proposta educacional inovadora e convidativa.

O PTS nasce então como instituição juridicamente organizada, e, sob um Estatuto Social, estes grupos se organizam em torno de um objetivo comum, que é a constituição de uma nova pedagogia denominada Educação de Essencialidades, movimento que culmina na apresentação de seu Plano Institucional em julho/2014, documento que baliza suas ações e práticas até o presente momento.

Este PPP surge, assim, da experimentação de todos os indivíduos que investiram em si mesmos e participaram do modelo pedagógico delineado, em meados de 2014, com os aprimoramentos oriundos de sua própria aplicação, acompanhamento e avaliação, consolidando-se como síntese conclusiva temporária desse período de desenvolvimento.

1.3 Unidades de Funcionamento da Instituição


Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Bauru

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Rua Aviador Marques de Pinedo,12-83 - Jardim Europa – Bauru – SP

Mais informações sobre o Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Bauru

Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Birigui

Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Londrina

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Rua Maranhão, 157 – Sala 2 – Centro – Londrina – PR

Mais informações sobre o Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Londrina

Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Maringá

Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Presidente Prudente

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Rua Ângelo De Ré, 550 - Watal Ishibashi - Presidente Prudente – SP

Mais informações sobre o Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de Presidente Prudente

Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de São José dos Campos



Avenida Paraíso, 214 – Jardim Paraíso – São José dos Campos – SP

Mais informações sobre o Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de São José dos Campos

Tempo de Ser – Educação de Essencialidades - Núcleo de São Paulo

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Rua Manuel Henrique Lopes, 33 - Pinheiros - São Paulo – SP

Mais informações sobre o Tempo de Ser - Educação de Essencialidades - Núcleo de São Paulo

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